Logo-Ergominas

Ergonomia

O que é ergonomia?

O termo ergonomia deriva do grego: ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa leis ou normas. Podemos dizer então que a Ergonomia é uma ciência que estuda as relações entre homem e trabalho, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outro interagem.

A NR 17 é a norma regulamentadora que traz as orientações para a implementação adequada da ergonomia nas empresas.

Para essa implementação ser eficaz, algumas questões devem ser observadas, como:

  • Contratação de uma empresa especializada; A ERGOMINAS é destaque no mercado! 
  • Elaboração da AET e Plano de Ação após definição de adequações à serem feitas.
  • Planejamento com levantamento de custos para a execução das medidas ergonômicas dentro do prazo previsto.
  • Avaliação dos resultados após execução.
  • Promoção de ações para melhorias contínuas.

Quer saber como? Veja algumas opções e entre em contato para maiores informações! 

Conheça a AET (Análise Ergonômica do Trabalho)

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET), tem como finalidade realizar um estudo detalhado entre o homem e sua interface com o ambiente laboral; fazendo um levantamento completo para prevenir os riscos laborais que poderão estar relacionados à ergonomia física, cognitiva e ou organizacional.

A análise é realizada em diversas etapas: observação, acompanhamento in loco, entrevistas, coleta de dados, vídeos, fotografias, medições ambientais, aplicação de ferramentas científicas conforme necessidade e plano de ação com as sugestões de melhorias no processo.

Por meio da AET, é possível mapear os riscos ergonômicos, assim como definir ações para minimizá-los ou, até mesmo mitigá-los.

A elaboração deste documento é previsto pela Norma Regulamentadora Nº 17. 

GEA (Gerenciamento Ergonômico Ativo)

O gerenciamento ergonômico é parte integrante dos procedimentos relacionados à segurança do trabalhador, proporcionando o cumprimento da Norma Regulamentadora Nº 17, impactando na minimização ou neutralização dos riscos e estabelecendo melhor relação do trabalhador e com o seu ambiente de trabalho.

O envolvimento da alta gestão da empresa é imprescindível para a tomada de decisões, gerando impactos significativos nos índices de desempenho, competitividade e produtividade da empresa.

A gestão em ergonomia tem um olhar multidisciplinar, envolvendo os setores de segurança e saúde no trabalho, recursos humanos, jurídico, fisioterapeutas, e representantes dos trabalhadores. O objetivo é a personalização dos problemas encontrados e a melhoria continua dos processos, através das revisões e adequações sugeridas no cronograma de ações da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) junto ao Comitê de Ergonomia.

O Gerenciamento Ergonômico Ativo proporciona o acompanhamento de perto em todas as frentes de demanda ergonômica; seja na elaboração de uma AET, na atualização dos processos, na ergonomia de concepção, no acompanhamento das melhorias, estratificação dos riscos ergonômicos, emissão de relatórios e indicadores, treinamentos e outros…

O GEA é uma forma de manter sua empresa sempre atualizada e com evoluções consideráveis em todos aspectos que envolvam a ergonomia.

Inúmeros benefícios podem ser evidenciados na gestão de ergonomia, entre os quais destacam-se:

Os resultados esperados são:

Uma gestão de ergonomia eficiente é capaz de potencializar os resultados de uma empresa, pois age diretamente no desempenho dos colaboradoresqualidade do produto final e bem-estar corporativo de uma forma geral.

COERGO
(Comitê de Ergonomia)

São grupos estruturados dentro das empresas, por colaboradores representativos, com o objetivo de “atacar” os problemas ergonômicos existentes de forma gradativa e sistemática, evitando os esforços isolados. Esses grupos trabalham sob uma coordenação nomeada pela gerência, pelo Ergonomista e profissionais do SESMT.

Os problemas críticos são analisados por forças-tarefas, contando sempre com um profissional de Ergonomia, um trabalhador experiente, um colaborador e um supervisor.

O grupo, após analisar a atividade, estuda em profundidade suas soluções e elabora um Plano de Ação, que é então aprovado pela alta gerência.

Consultoria Ergonômica

Consultoria não é AET, e sim uma análise genérica da demanda do cliente para indicar soluções adequadas que podem ser desde AET à GEA.

Os serviços de consultoria em ergonomia da ERGOMINAS, estão à frente no mercado e atendem todos os requisitos legais e técnicos, nacionais e internacionais.

Laudo Ergonômico

O laudo ergonômico é um documento que é uma garantia para a empresa, comprova uma ação ou estabelecendo um diagnóstico.

Ele pode ser utilizado em caso de ações judiciais movidas contra a empresa ou como documento para implementação das soluções ergonômicas com base na AET. caso ele retrate fielmente o diagnóstico feito pela AET.

Os laudos ergonômicos são de três tipos:

  • Laudo Ergonômico do Objeto;
  • Laudo Ergonômico do Posto de Trabalho;
  • Laudo Ergonômico Funcional.

A legislação não normatiza a elaboração de um laudo. Mas, pode-se fazer necessário em algumas situações.

Blitz Ergonômica

A Blitz Ergonômica contempla intervenções pontuais com o objetivo de avaliar, orientar e reeducar todos os colaboradores para desenvolverem hábitos e comportamentos posturais saudáveis durante a rotina de trabalho, utilizando os recursos de que dispõem, visando minimizar acometimentos físicos ou psíquicos.

Características da Blitz:

  • Abordagem individualizada ou em grupo onde o consultor de ergonomia interage com todos os colaboradores da empresa.
  • Identificação de falhas e pontos positivista na interação homem-instrumentos de trabalho.
  • Utilização de recursos audiovisuais e entrega de material impresso.
  • Após a blitz emitimos indicadores de participação e assimilação de conteúdo.
Rolar para cima

Torne sua equipe

mais produtiva

Oferecemos uma gestão completa e eficiente, aliando qualidade e experiência de forma a melhorar o desempenho do seu time e maximizar os lucros da sua empresa!  

Preencha o formulário abaixo para receber o contato dos nosso time comercial!